Cerveja feita no ovo

Estamos surfando a onda do #egggang? Um pouco tarde para isso. Estamos sugerindo trocar copos por cascas? Não! Não tem como isso ser prático. Estamos tentando reinventar o ritual da marca do touro? Não, e apoiamos quem a pratica. Estamos sugerindo um ingrediente novo para receitas? Não, mas quem sabe… Qual a relação que encontramos entre ovo e cerveja então? Fermentação!

E não é a clara que ajuda as leveduras a consumir açúcar, mas o formato do ovo que pode ser seu amigo na hora de criar mais um produto diferenciado. Quem pode confirmar são as vinícolas, que há quase duas décadas já vêm utilizando tanques de concreto que lembram o alimento em seus processos. E já que as cervejarias estão utilizando bastante o conhecimento enólogo ultimamente, envelhecendo suas cervejas em barris, era questão de tempo até alguém experimentar isso também.

É o que está acontecendo em algumas das mais conceituadas cervejarias dos EUA. A Californiana Russian River, eleita ontem a 2ª melhor cervejaria do mundo pelo Ratebeer, iniciou há alguns meses sua produção em seus recém-adquiridos tanques. Ela espera conseguir os mesmos resultados que a Tired Hands, da Pensilvânia (13ª no mesmo ranking) e a Hair of the Dog, do Oregon (51ª), já encontram há cerca quatro anos em algumas de suas receitas.

De acordo com os seus cervejeiros, o formato oval deixa o produto mais uniforme e suave, pois sua ausência de cantos incentiva o movimento constante do líquido durante a fermentação, alterando sua textura. O concreto funciona ainda como os barris de madeira, com sua porosidade fornecendo mais trocas gasosas e absorvendo e repassando um pouco de cada lote que passa por suas paredes. Um termo polêmico também aparece com frequência nas descrições: a cerveja ganha mineralidade (pergunte ao seu enólogo favorito).

Para muitos, a utilização de concreto já poderia ser a novidade do artigo, mas na verdade a prática era comum até a popularização do aço, que é estéril, leve, prático e muito mais fácil de limpar. Exatamente por isso dificilmente seu uso no meio se massificará, de acordo com os mesmos entusiastas que, ainda assim, pretendem continuar brincando e experimentando com os tanques em suas criações. E você, já experimentou uma cerveja feita no ovo? Será que vamos ver algum produto local? O concreto vai ganhar espaço no meio cervejeiro? Chega de perguntas por hoje, vamos tomar uma pra relaxar. Saúde!

X
- Insira seu local -
- or -
Beercapp

Este site é dedicado à comercialização de cervejas artesanais.

Você é maior de 18 anos?


Não
Beercapp
Comparar ítens
  • Total (0)
Comparar
0