Dicas do cervejeiro

Que tal trocar o champanhe por cerveja no Réveillon?

Já separou o seu champanhe para estourar no Réveillon? Por que não trocá-lo por uma garrafa de cerveja?

Para os cervejeiros, as melhores opções para estourar na virada do ano são as bière brut, preparadas tal qual os mais famosos espumantes, pelo método champenoise.

Trata-se de uma refermentação realizada na própria garrafa da cerveja, que passa por maturação durante meses em posição inclinada, com o gargalo virado para baixo. Vez ou outra, ela é girada, para evitar o acúmulo de levedura. Ao final do processo, resfria-se o gargalo e retira-se o fermento por meio da pressão da própria bebida, devidamente arrolhada.

Deu sede?

A cerveja do estilo mais conhecida no mundo é a Deus Brut des Flandres, que se propaga como a pioneira a utilizar o método champenoise, tem produção limitada e fabricação dividida entre dois países. A brassagem é realizada na Bélgica. Depois, o processo de remuage é concluído durante um ano na França, na região de Champagne.

Há ainda boas opções nacionais para harmonizar com a sua ceia – até porque o Brasil é conceituado na produção de espumantes (e de cervejas). A mineira Wäls Brut, a paranaense Morada Double Vienna Brut, a catarinense Eisenbahn Lust e a paulista Freising Brut estão na lista.

Escolha o seu champanhe de cerveja, então, e feliz Ano Novo!

X
- Insira seu local -
- or -
Beercapp
Comparar ítens
  • Total (0)
Comparar
0