Flagship February

 

Em tempos de Tinder, parece que todos estão procurando a sua Jenifer. E é claro que esse comportamento de relações efêmeras se reflete em outras partes da sociedade, inclusive em padrões de consumo. No mercado cervejeiro, ele se manifesta na busca incontrolável de alguns por lançamentos ou novidades, daquela cerveja que faz umas paradas diferentes, mas peraí, que quem produz também precisa de alguém que pague suas contas. Aquele bom e velho rótulo que fez o nome da cervejaria e com quem sempre a associam, o Pelé de cada marca.

Preocupados com dados que mostram o declínio nas vendas desses rótulos clássicos, que podem até ameaçar a existência de cervejarias consagradas, Stephen Beaumont e alguns outros jornalistas especializados nos EUA lançaram há pouco mais de uma semana uma campanha que celebra e incentiva a volta ao tradicional, que está sendo chamada de Flagship February. Além de atingirem seus públicos com artigos de incentivo, estão em contato com cervejarias e PDVs para que criem eventos e promoções durante todo o mês de fevereiro que relembrem bebedores destes rótulos-referência.

A hashtag que deve bombar mês que vem por lá nos fez imaginar como seria uma versão brasileira desse movimento. Quais seriam as marcas tradicionais nacionais que ainda devem ser celebradas? Quem revolucionou o mercado local com um rótulo inovador à época? Quais as flagships das cervejarias artesanais que você mais gosta? Cervejarias de massa ou artesanais compradas por elas deveriam ter espaço nessa campanha? Será que veremos esse movimento por aqui também? Já em fevereiro ou mais pra frente?

Temos nossas respostas para todas essas perguntas, mas gostaríamos de conhecer as de vocês. E não se esqueçam de conferir as flagships dos nossos parceiros na nossa loja. Por fim, fiquem com uma seleção de alguns clássicos americanos que separamos, incluindo empresas controladas pelos gigantes, duas em que é difícil chegar a apenas um rótulo e até uma que abriu mão de um de seus principais produtos:

Allagash (Portland, ME) – White

Anchor (San Francisco, CA) – Anchor Steam

Bell’s (Comstock, MI) – Two Hearted Ale

Deschutes (Bend, OR) – Black Butte Porter

Dogfish Head (Milton, DE) – 90 Minute IPA

Firestone Walker (Paso Robles, CA) – Double Barrel Ale (DBA)

Founder’s (Grand Rapids, MI) – All Day IPA e Kentucky Breakfast Stout (KBS)

Goose Island (Chicago, IL) – Goose IPA

Lagunitas (Petaluma, CA) – IPA

New Belgium (Fort Collins, CO) – Fat Tire

Samuel Adams (Boston, MA) – Boston Lager

Sierra Nevada (Chico, CA) – Pale Ale

Stone (Escondido, CA) – Pale Ale (RIP) e Arrogant Bastard Ale

Victory (Downingtown, PA) – Golden Monkey e HopDevil IPA

Widmer Brothers (Portland, OR) – Hefeweizen

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