Para que tanta sigla?

Você que está aí pensando em conhecer o maravilhoso mundo da cerveja artesanal, mas tem vergonha de perguntar para não mostrar a falta de conhecimento, estamos aqui para diminuir suas dúvidas e aumentar seu conhecimento para não passar nenhum embaraço.

Toda quarta nós postamos no nosso Papo de Bar novidades, curiosidades, previsões, etc. Mas hoje voltaremos um pouco para o início deste mundo e falaremos sobre o significado das abreviações que você lê em rótulos, em nosso site e escuta nas conversas alheias.

Eles te dão noção escalonada de características diferentes das cervejas e seus valores numéricos podem representar amargor, cor, força teor alcoólico entre outras possibilidades.

Os mais famosos e que achamos em todos os lugares possíveis são o IBU e o ABV. E há também siglas como AA%, SRM, SG/OG/FG, EBC, BJCP, °L, hl, °P, SMaSH, ESB, que é apenas um tradicional estilo de cerveja inglesa – se entrarmos nos estilos nosso texto não acaba mais – e muitas outras…

Fiquem tranquilos que abaixo explicamos, bem resumidamente, todos os que citamos sem contar com os estilos (esses estarão em vários outros posts pela frente):

  • IBU (International Bitterness Unit): Traduzindo podemos colocar como Unidade Internacional de Amargor. Ou seja, é com esta unidade que temos noção do quanto amarga é uma cerveja, em termos populares quão lupulada ela é. Dizem que nosso paladar não sente diferença a partir dos 100 e, como referencia, cervejas com 60 IBU já são consideradas super lupuladas e amargas.

 

  • ABV (Alcohol by Volume): Conhecida como gradação alcoólica, é uma unidade internacional que indica o percentual, em volume, da quantidade de álcool em uma bebida. Na cerveja é considerado um grau alcoólico alto a partir de 6%.

 

  • AA% (Alfa Ácidos): Lembra de química? Gostava? Não? Pois é, mas é esse composto químico encontrado nas glândulas de resina da flor dos lúpulos que dá nosso querido amargor.

 

  • SRM x EBC x °L: Standard Reference Method ou European Brewing Convention ou Degrees Lovibond? Todas essas siglas em nosso mundo servem para medir a coloração da cerveja, são escalas aplicadas à cor da cerveja ou à do malte. A SRM é utilizada nos EUA, a EBC na Europa e a °L, a escala original e hoje menos utilizada, porém equivalente à EBC. O Malte é o principal determinante da cor de uma cerveja e o grau de sua torrefação determina a cor que a cerveja ficará. Para noção de comparação na escala SRM, uma Standard American Lager tem SRM 2, é super clara. Já uma Stout tem entre 30 e 40, tendo uma cor marrom escura.

 

  • SG – OG – FG: Specific, Original e Final Gravity. Essas siglas são de extrema importância para quem está produzindo a cerveja. Toda receita que se preze indica qual deve ser a densidade inicial do mosto e qual a densidade final. Se você já sabe o que é mosto, ótimo, passe para o próximo ponto. Se ainda não sabe, não se preocupe, em um futuro próximo saberá.

 

  • BJCP: A Beer Judge Certification Program é uma organização criada para padronizar a formação e certificação de juízes de cerveja. Acabou se tornando autoridade referência com seu guia de estilos (Se o BJCP diz que não é Quadrupel, então não é!)

 

  • hl: Essa é fácil, o hectolitro é uma unidade de volume equivalente a 100 litros, usada no mercado para medir a produção de uma cervejaria. Para tentar dar uma noção de quanta cerveja se consome no mundo, a marca (conhecida basicamente na China) Snow foi a que mais vendeu no ano passado, batendo a marca de mais de 100 milhões de hectolitros.

 

  • °P (graus Plato): Esta unidade muito utilizada indica o quanto de sacarose há no mosto. 1 °P constitui 1% do peso do mosto em sacarose.

 

  • SMaSH: sigla para Single Malt and Single Hop. Técnica de aprendizado muito utilizada, principalmente por iniciantes, para experimentar novos maltes e lúpulos e aprender a distinguir seus sabores, aromas e cores.

 

  • E a mais importante, que você não pode esquecer nunca e que estão todos comentando, é a sigla BC: BEERCAPP. Neste site você encontra as melhores cervejas artesanais de sua região e, em breve, de todo o país.

 

X
- Insira seu local -
- or -
Beercapp

Este site é dedicado à comercialização de cervejas artesanais.

Você é maior de 18 anos?


Não
Beercapp
Comparar ítens
  • Total (0)
Comparar
0