Previsões para 2019

 

O ano virou e isso significa três coisas: todas as estradas congestionadas, milhares de novas inscrições em academias e muitos artigos com previsões, de todos os tipos. Como nós também conseguimos ver o futuro, mas não estamos interessados na próxima namorada do Neymar, analisamos nosso bagaço de malte e fizemos nossa lista do que vai acontecer no meio cervejeiro brasileiro em 2019. São elas:

 

1 – Estilos da vez serão “funcionais”

Já que o estilo que mais fará sucesso em 2019 é proibido por aqui (e não vão liberar a maconha/THC tão cedo) e as últimas sensações (Brut IPAs, Sours, Pastry Stouts e Barrel-ageds) vão esfriar, a tendência do ano será de experimentos com diferentes formas de fermentação. Prepare-se para ver rótulos com as palavras Kveik, Kombucha, Kefir e Tepache, todas com muitos benefícios pra saúde que os entusiastas vão adorar explicar.

 

2 – Grandes empresas farão parcerias para lançar rótulos próprios

Tendência no exterior há alguns anos, com empresas como Dunkin’ Donuts, Starbucks, Taco Bell e Kellogg’s se unindo a cervejarias para lançar produtos com sua própria marca, as empresas brasileiras perceberão o quanto de mídia espontânea podem ganhar com esse movimento. Já existem exemplos no Brasil, como Outback e Ibis (ambas multinacionais), que oferecem os rótulos em seus próprios estabelecimentos, mas esse ano teremos tantos que até posto de gasolina vai ter cerveja própria.

 

3 – Regionalização será um fator maior nos hábitos de consumo

Não é apenas porque criamos um serviço baseado nesse conceito, mas com a crescente popularização e surgimento de novas cervejarias em diferentes centros, e lançamento de rótulos cada vez mais exclusivos e sazonais, esse ano o brasileiro beberá muito mais as cervejas da sua região. A onda de brewpubs, que se intensificará, contribuirá para esse movimento.

 

4 – Gigantes da indústria incentivarão acidentalmente migração para artesanal

Que o brasileiro descobriu que existe vida além da American Standard, já é fato. Que os pesos-pesados já perceberam e estão tentando correr atrás, todos já perceberam também. Um efeito talvez não tão esperado desse esforço de atração de consumidores já iniciados será a inclusão de muitos novos consumidores a cervejas de qualidade superior e paladar variado. E, depois de provar aquela puro malte da grandona, adivinha o que ele vai querer provar?

 

5 – Beercapp chegará a nível nacional

Já que fizemos essa lista, resolvemos puxar a sardinha frita na cerveja para o nosso lado também. Mas, além de um simples plano, estamos determinados a atingir as diferentes regiões cervejeiras do Brasil esse ano. Iniciamos na Baixada Santista e em breve chegaremos à região de Campinas. Daí para tomarmos o estado será um pulo, assim como nossos vizinhos. Sempre levando as melhores cervejas artesanais de cada região primeiro ao público da própria região. E esperamos atendê-los sempre com excelência para nos tornarmos sua referência para cervejas. Toma uma com a gente? Saúde!

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